sábado, 23 de fevereiro de 2013

O Bispo de Roma, a Alcateia e o Panapaná.


De repente e não mais que isso, o Bispo de Roma, avisou que renunciaria do seu cargo agora, no dia 28 de fevereiro.
Nem preciso dizer que para os “entendidos” e porque não, “os Papas de Plantão”, isso não foi surpresa.

É...

Realmente, um evento que ocorre uma vez a cada meio milênio não seria mesmo uma surpresa para ninguém; surpresa mesmo é e sem dúvidas, o desmoronamento das áreas de risco por todo o Brasil toda vez que a previsão do tempo diz que choverá leve e suavemente na cordilheira do Himalaia.


 Surpresa mesmo são os escândalos de corrupção no poder público brasileiro terminar dando em nada para os que comprovadamente estão envolvidos em corrupção.

Surpresa, são as sentenças judiciais condenatórias para os “colarinhos brancos”, apadrinhados políticos ou endinheirados, acabar virando motivo de piada pelo mundo afora.


Surpresa, são as mazelas cronicas deste meu país.

Este Rato andou pensando sobre o caso, o do Bispo de Roma; pensar sobre os outros “espantos” retro apontados só faria chover no que já está mais que molhado.

lobo cinzento (Canis lupus)

Foi aí que eu acabei ficando com a nítida impressão que o referido e incauto clérigo acabou ficando por um motivo que só Deus sabe (se é que ele tem algo a haver com o caso) entre a alcateia e o panapaná...

vista dorsal de borboleta monarca, Danaus plexippus • digital
ilustração encomendada pelo NMNH, Smithsonian Institution


- Entre a Cruz e a Caldeirinha?

- Entre Deus e o Diabo em alguma Terra do Sol?

- Terra sem Sol?

Epístola dos Efésios 6: 12

Quer saber mesmo maluco(a)...

Ele deve ter sabido (de alguma maneira profética, afinal ele está no local e na função correta) que sua vida não seria muito longa e resolveu deixar os assuntos incômodos e pecaminosos nas mãos de algum outro e viver o resto de seus dias “criando galinhas” e com isso também criando um número menor de dívidas para com o Todo Poderoso.

Ao meu ver ele está é muito certo.

Michelangelo, "O Pecado Original e a Expulsão do Paraíso Terrestre", ca. 1510,
Capela Sistina.

Eu não acho (o que eu acho ou penso, não tem a menor importância para ninguém mesmo) correto que ser o representante de Deus na Terra e acabar trabalhando para o concorrente é uma tremenda duma “roubada”.

Mas que há muita carne debaixo deste “sagrado” angu; podes crer, tem mesmo.

Galileu no Tribunal da Santa Inquisição

Nisto tudo, uma coisa eu acho certa: a Cúria Romana e suas nove congregações se não tiverem nada a haver som isso, certamente sabem de tudo, em especial a mais antiga delas: a Congregação para a Doutrina da Fé.

Que Deus tenha piedade nós, míseros mortais que vivemos em um mundo onde nem o representante de Deus na Terra consegue sobreviver como tal.

E com isso o Rato então conclui:

Banquete na casa de Levi, óleo sobre tela,
Paolo Caliari Veronese, 1573, Galleria dell\\`Accademia, Veneza


      - O Papa não é morto!

      - Vida longa ao novo papa!



São Paulo, 23 de Fevereiro de 2013

Mkmouse






Postar um comentário